Essa é a 3ª edição da PersoNews, a 1ª newsletter para personal trainer do Brasil, que leva dicas, notícias e recursos sobre a profissão para a sua caixa de e-mail - todo último domingo do mês, às 20h30.
Esse é um projeto da MFIT Personal, empresa criadora do aplicativo que facilita a rotina de 200 mil personal trainers e seus 5 milhões de alunos, em 30 países 💙📲
Aquecimento feito! Vamos lá, prof?
Bora conferir as últimas notícias fitness do Brasil e do mundo
71 anos
Essa é a idade de Wendy Ida, que acaba de fazer aniversário e, mantém, desde 2018, o título de personal trainer mais velha do mundo a trabalhar na área. Aos 43 anos, após um casamento abusivo, a norte-americana decidiu começar a fazer exercícios - sem saber que entraria para o Guinness Book. Inclusive, Wendy também é a mulher capaz de fazer mais burpees por minuto - 37 ao todo! Vem conhecer a história dela aqui.
Pesadona
Cada vez mais famosa pelos seus treinos pesados (e por incentivar suas alunas gritando em 3 idiomas), a personal trainer Carol Vaz segue presente na mídia - cuidando da forma física de Jojo Todynho, Pocah, Mel Maia e Vivianne Araujo. Clica aqui para espiar um treininho dela.
Vieram pra ficar
Contratar personal trainer pela internet, fazer treinos HIIT, usar smartwatches… algumas tendências fitness deram tão certo que parecem não ter um prazo de validade. Clica aqui para ver a lista completa.
6 milhões de visualizações
A personal trainer Meggan Grubb, que mora em Londres, viralizou como nunca no Tik Tok com seus vídeos fazendo exercícios mesmo na 38ª semana de gravidez. Clica aqui pra conferir!
😌 No pain, yes gain
Personal, seus alunos já sabem como combater a inimiga número 1 da constância nos treinos?
Sim, estamos falando da dor muscular tardia (DOMS) - aquela dor chata que aparece quando alguém inicia, retoma ou aumenta a intensidade dos exercícios.
A boa notícia? Existem 5 estratégias cientificamente comprovadas que seus alunos podem usar para driblar essa sensação desagradável! Já encaminha essa listinha para eles, prof:
Tomar café: Diversos estudos já provaram que consumir cafeína antes dos exercícios reduz a fadiga e a dor muscular. O motivo? A substância tem propriedades analgésicas.
Comer frutas vermelhas: Pesquisas apontam que as antocianinas, substâncias anti-inflamatórias presentes em frutas de cor vermelha (melancia, açaí, maçã, amora, cereja, ameixa, mirtilo, morango e framboesa) podem diminuir a DOMs e recuperar os músculos.
Ganhar uma massagem: A ciência provou que uma massagem pós-exercício ajuda a regenerar os músculos, reduzindo a dor e, no longo prazo, aumentando a habilidade do corpo de combatê-la.
Usar um rolo de espuma (foam roller): Rolar no foam roller por cerca de 15 minutos (pós-treino ou nos dias de descanso) não só alivia a tensão muscular como melhora a performance nos próximos treinos.
Fazer exercícios leves de recuperação: Alternar treinos pesados com atividades de baixo impacto (como yoga, pilates, ciclismo ou caminhada) aumenta o fluxo de sangue nos músculos - o que espalha as células de imunidade, reduz processos inflamatórios e promove uma drenagem linfática natural.
📱 Os riscos de treinar sem personal trainer
Além de lavar as mãos com mais frequência, um outro hábito pandêmico persiste até hoje: treinar em casa usando aplicativos fitness.
Porém, apesar da praticidade (e, às vezes, da gratuidade) para usar esses apps, eles podem oferecer perigos à saúde dos usuários.
Como você pode imaginar, o problema não é o aplicativo em si, mas a falta de orientação e de personalização na hora de fazer os exercícios.
Inclusive, esses são os erros mais comuns de quem treina sem supervisão de um profissional da área:
Não aquecer antes do treino
Não se alongar após o treino
Esquecer de fazer intervalos
Fazer com frequência somente os exercícios que gosta
Não fazer o mesmo número de séries em cada lado do corpo
Exagerar na carga ou no número de séries
Ignorar as conexões entre os diferentes grupos musculares - treinando as mesmas áreas por vários dias sem perceber
Por conta disso, quem malha por conta própria pode não atingir os resultados desejados e até ganhar lesões dolorosas.
A solução? Você já sabe, prof: o acompanhamento de um personal trainer, conforme o estado de saúde e o condicionamento físico de cada pessoa.
Por isso, os apps fitness não precisam ser abolidos - eles podem ser vistos como uma grande oportunidade para o personal trainer!
Claro que a gente é suspeito para falar, mas… que tal começar a sua consultoria online pelo app da MFIT? Afinal, somos o app para personal trainer mais bem avaliado do mercado - e não é marketing: foram vocês que disseram, tá? 🤭
Inclusive, você pode tirar as suas próprias conclusões:
É só clicar aqui para se cadastrar e fazer um teste por 10 dias - totalmente grátis e sem compartilhar dados bancários!
🏅 Aquele empurrãozinho na sua carreira
Personal, a gente fica muito triste quando vê personais excelentes como você… com a agenda vazia!
Muitas vezes, isso acontece porque esses profissionais ainda não sabem como divulgar o seu trabalho, mostrando como merecem ser contratados.
É o seu caso, prof? Não se preocupe: a gente preparou um curso gratuito de Marketing para Personal Trainer para te ajudar! Clica aqui para ver esse conteúdo imperdível 😉
💙 Campeões de audiência
Chegou a lista de conteúdos da MFIT que vocês mais amaram esse mês:
Blog - Tá difícil manter os alunos treinando no inverno? Corre aqui para conferir 8 dicas que vão incentivá-los a malhar mesmo no frio!
Youtube - Vive pensando em largar a academia e começar a trabalhar por conta própria, personal? Então, você PRECISA assistir esse vídeo.
Redes sociais - Muitos personais curtiram esse post. Já compartilha com os seus alunos, prof! 😂
📲 Novidades do melhor app
Você já testou o nosso novo filtro de Instagram?
Clica aqui para conferir lá nos Stories - e já pede para os alunos marcarem o seu @ na hora de postar! 💪
Aprenda a organizar sua rotina com a agenda digital do Google
Prof, que tal criar um calendário completo com todos os seus compromissos pessoais e profissionais, usando a sua conta Google? 🤩 💪
Na Dica do MFITTER desse mês, a Bella (Gerente de Produção e Relacionamento da MFIT), vai te ensinar a organizar eventos e tarefas nessa plataforma, ativando notificações para lembrar de cumpri-las!
Confira as dicas da Bella clicando aqui.
Bella é Gerente de Produção e Relacionamento da MFIT - e o seu treino favorito é ir na academia de manhã cedinho (dando bom exemplo para o restante do time).
Quer conhecer o restante da nossa equipe?
Veja os bastidores da firma nesse vídeo.
Nesse espaço, quem usa o app da MFIT compartilha seus conselhos para ser um personal de sucesso! O depoimento de hoje é da MFITTER Daiane Lima:
"Inúmeras atitudes constroem uma carreira de sucesso.
Porém, duas coisas são imprescindíveis para o personal trainer:A primeira é:
Estudar e se atualizar sempre!
O treinamento evolui todos os dias e a busca pela informação deve ser constante.
A segunda é:
Antes de tratar seu aluno como CLIENTE, enxergá-lo como HUMANO.
Compreenda suas dores e trate cada uma delas de forma única.
Antes de querer um treino perfeitamente elaborado, as pessoas querem ser ouvidas."
Daiane Lima é personal trainer e oferece consultoria online para todo o Brasil.
Até mês que vem, personal!