Creatina: apenas uma marca passa em todos os testes da Anvisa
41 marcas foram analisadas, apenas uma foi aprovada completamente. Confira qual.
Bora conferir as últimas notícias fitness!
Anvisa analisa 41 marcas de creatina, mas apenas uma é aprovada em todos os testes
Um estudo conduzido pela Anvisa aponta que apenas a “Creatine Monohydrate - 100% Pure”, da Athletica Nutrition, foi aprovada em todos os critérios examinados. Para essa pesquisa, foram avaliados o teor de creatina, a ausência de substâncias estranhas e a rotulagem adequada.
O problema apresentado foi em relação à rotulagem. 40 marcas forneceram informações não autorizadas e nutricionalmente inconsistentes com o produto. Apesar disso, todos os produtos testados estavam livres de contaminantes.
Pessoas que não se exercitam estão mais propensas a tomar medicamentos
Um estudo acompanhou durante oito anos pessoas entre 50 e 60 anos de idade que possuíam algum diagnóstico de síndrome metabólica. Foi constatado que os que não praticam exercícios físicos regularmente têm mais propensão ao uso de medicamentos para controlar colesterol, glicose e pressão arterial. Já os participantes que tiveram uma rotina de exercícios aeróbicos de alta intensidade apresentaram resultados positivos, conseguindo estabilizar ou até reduzir a necessidade de medicamentos. Então já salva essa notícia e manda para os seus alunos.
GymRats - O novo fenômeno fitness online
Impulsionado por conteúdos virais no TikTok e Instagram, em que usuários compartilham suas experiências e seu progresso, o aplicativo aposta na gamificação. Ele permite que usuários criem ou participem de grupos, transformando rotinas de treino em desafios competitivos.
As opções de metas personalizadas são muitas, como a quantidade de treinos, as calorias queimadas ou o tempo de exercício realizado. As atividades são registradas e compartilhadas com o grupo, estimulando a competição saudável entre os participantes.
Especialistas apontam que a integração através da gamificação por meio de elementos sociais e competitivos aumenta a adesão à prática de atividade física e criação de hábitos saudáveis a longo prazo.
Clique aqui se você quer saber como criar um grupo de desafio para seus alunos.
Estudo sugere que gordura corporal pode ser definida já no momento da concepção
Um grupo de pesquisadores japoneses analisou mais de 500 pessoas, estimando suas datas de concepção a partir da data de nascimento. Os resultados apontam que pessoas geradas durante os meses mais frios apresentam maior atividade do tecido adiposo marrom (TAM), conhecido por auxiliar na queima de energia. A descoberta sugere que fatores ambientais (como a temperatura), mesmo no início da gestação, podem ter efeitos duradouros na saúde metabólica, influenciando a predisposição a condições como obesidade e diabetes tipo 2.
O que mais pode interessar você:
Recordista de maratona, mulher de 77 anos tem aptidão aeróbica e capacidade de resistência de mulher de 25 anos.
O que você tá achando da news até aqui? Conta pra gente!
Muito boa | Boa | Mediana | Ruim | Muito ruim
O que a ciência diz sobre treinar descalço
A prática de treinar descalço vem ganhando cada vez mais adeptos, seja por conforto ou por benefícios práticos. Mas você sabe quando é, realmente, mais indicado treinar sem o uso de calçados?
Segundo Fábio Vieira, PhD em Ciência do Movimento Humano e pós-doutor em Neurociência, a prática pode oferecer diversas vantagens, mas também apresenta alguns riscos que merecem atenção.
Benefícios de treinar descalço
Melhora a percepção de equilíbrio
O treino sem tênis estimula diretamente a musculatura e os sensores da planta do pé, aumentando a percepção corporal, o que ajuda no controle motor, equilíbrio e coordenação.
Fortalece pés e tornozelos
Estar descalço exige mais dos músculos intrínsecos dos pés e dos estabilizadores dos tornozelos. A médio e longo prazo, isso pode ajudar a prevenir lesões como entorses.
Melhora o alinhamento postural
Sem a elevação proporcionada pela maioria dos tênis, a pisada se torna mais natural. Favorece a distribuição equilibrada do peso, podendo até corrigir pequenas compensações de postura.
Mais estabilidade em exercícios de força
O contato com o solo é maior, ajudando no desempenho e segurança na execução de movimentos como agachamento com barra ou levantamento terra.
Porém, é importante que haja um período de transição com o intuito de evitar sobrecarga excessiva, principalmente para pessoas que costumam usar tênis com alto grau de amortecimento.
Possíveis riscos de treinar descalço
Falta de suporte para quem tem alteração na pisada
Pés planos, desvios posturais ou histórico de lesões podem exigir a necessidade de uso de calçado específico e adequado. Nesses casos, o treino descalço pode gerar uma sobrecarga nas articulações e criar lesões a médio prazo.
Contraindicado para certos exercícios ou patologias
É indicado o uso de calçados para realização de treinamentos com alto impacto, como corridas, saltos ou pliometria. Nesses casos, o tênis oferece amortecimento e proteção que não devem ser dispensados.
E aí, já pensou em indicar o treino descalço para seus alunos?
O treino descalço pode trazer diversos benefícios, especialmente para:
Musculação: agachamentos, levantamento terra, avanços e stiff
Treinamento funcional: movimentos que envolvem equilíbrio e força isométrica
Yoga e pilates: ajudam a conexão neuromuscular com o solo
Treino de mobilidade e reabilitação: fortalece a cadeia muscular inferior
Gelo e casca de banana no rosto: influenciador realiza “rotina saudável” inusitada. Realmente vale a pena?
A rotina intensa do influenciador Ashton Hall viralizou nas redes sociais nas últimas semanas. Ela começa antes das 4h da manhã com meditação, natação, “esfoliação” do rosto com casca de banana, levantamento de pesos e mergulho do rosto em água gelada, tudo antes do café da manhã. Mas será que isso tudo é mesmo saudável? Quais são os impactos para o corpo da busca (excessiva) por uma vida saudável e regrada.
A busca por “hábitos perfeitos” faz sentido?
Muitas das práticas de Ashton Hall não possuem embasamento científico algum. Como o uso da casca de banana, por exemplo. Em alguns casos, podem até ser prejudiciais, podendo gerar déficit de sono, estresse fisiológico e, em casos extremos, aumentar o risco de lesões e inflamações.
Cuidado com a saúde além do físico
Outro ponto importante levantado por especialistas é o cuidado com a saúde mental. Essa busca por produtividade e autocuidado extremo pode gerar diversos problemas, como ansiedade, comparação constante com os outros e sensação de fracasso por não cumprir esses padrões.
Informação e equilíbrio
Indique hábitos saudáveis para seus alunos de forma que faça sentido para a rotina deles. Sem ultrapassar os limites do corpo e da mente. Ensine pequenas práticas consistentes que devem ser incorporadas à rotina.
Esse tipo de orientação posiciona você como um profissional sério, atualizado e confiável.
🚀 Aquele empurrãozinho na sua carreira
Erros que podem estar travando o seu desenvolvimento profissional
Se você sente que sua consultoria online não está evoluindo como deveria, talvez você esteja cometendo algum desses erros.
🔹 Dar desconto sem estratégia
🔹 Atirar para todos os lados
🔹 Desorganização financeira
Clique aqui para aprender como evitar esses e outros erros comuns.
💙 Campeões de audiência
Youtube
Veja quais são os equipamentos essenciais para começar a gravar seus conteúdos.
Blog
Entenda os impactos dos medicamentos de emagrecimento para o trabalho dos personal trainers
Instagram
Você sabe o que faz um conteúdo de personal trainer chamar a atenção do público nas redes sociais?
O que você achou da edição de hoje?
Se você ainda não deu sua opinião, aproveita e responde pra gente. É rapidinho! 😉
Muito boa | Boa | Mediana | Ruim | Muito ruim
Esta foi a 34ª edição da PersoNews, a newsletter da MFIT Personal, criadora do melhor aplicativo para personal trainer. 📲
A cada 15 dias, a nossa news traz dicas, notícias e recursos para personal trainer direto no seu e-mail. 💙
Faça um teste grátis no app da MFIT sem precisar cadastrar cartão de crédito: clique aqui.
Até a próxima, personal!