Essa é a 2ª edição da PersoNews, a 1ª newsletter para personal trainer do Brasil, que traz dicas, notícias e recursos relacionados à profissão para a sua caixa de e-mail, todo último domingo do mês, às 20h30.
A PersoNews é um projeto da MFIT Personal, criadora do app que facilita a rotina de 200 mil personal trainers e seus 5 milhões de alunos, em 30 países 💙📲
Aquecimento feito! Vamos lá, prof?
Bora conferir as últimas notícias fitness ao redor do mundo?
Concorrente inesperado
Não param de surgir relatos de pessoas usando o Chat GPT para montar os seus próprios treinos - mesmo com os riscos de baixa eficácia, lesões e overtraining. Já falou sobre isso nas suas redes sociais, prof? Clica aqui para ficar por dentro.
Tecnologia a favor do Personal
No mês passado, o Conselho Regional de Educação Física de Pernambuco (CREF12/PE) foi o primeiro CREF brasileiro a utilizar drones e câmeras corporais para fiscalizar academias operando sem profissional de Educação Física habilitado. Vem conferir os detalhes aqui.
Se deu mal
Um influencer fitness que se passava por personal trainer foi autuado pelo CREF de Mato Grosso do Sul. Leia a notícia completa aqui.
O Personal queria ter ido
Chris Hemsworth e Arnold Schwarzenegger, dois dos astros mais musculosos do cinema, se encontraram pela primeira vez no Brasil. Clica aqui para conferir esse encontro de gigantes - que deixou o personal do Chris com inveja, hehe.
🤼 Você já pensou em ser um personal fight?
Embora ainda não seja tão procurada, a profissão de personal fight está se popularizando com a ajuda das celebridades - e abrindo novas oportunidades para os personal trainers.
A ideia é oferecer uma aula de lutas individualizada - para 1 ou, no máximo, 3 pessoas - que pode ser online ou em praças, parques e condomínios. Assim, diferente das aulas coletivas, o ensino da luta se torna mais seguro e personalizado.
Podem atuar como personal fight:
• Profissionais de Educação Física especializados em algum tipo de luta;
• Instrutores de lutas e artes marciais (boxe, judô, jiu-jitsu, karatê, capoeira, muay thai, krav magá, kung fu, wrestling, taekwondo, kickboxing, MMAs em geral).
No segundo caso, não é obrigatório ter registro nos Conselhos Regional e Federal de Educação Física (CREFs e CONFEF). Também não é necessária a graduação em Educação Física - embora seja recomendado para obter conhecimentos sobre avaliação física, progressão pedagógica, planejamento de aulas e limites de desenvolvimento do corpo.
❌ No entanto, o treino deve se restringir a golpes - como socos e chutes. O instrutor de luta não está autorizado a prescrever exercícios funcionais aos alunos (como apoio, flexão, burpee, prancha, abdominal, polichinelo, agachamento, levantamento e atividades com uso de pneu, cone, step, corda, halteres ou escada de agilidade).
Por fim, um personal fight graduado em Educação Física pode oferecer modalidades de luta que incluem exercícios funcionais - como o Funcional Fight (aula coletiva em circuito) e o Cross Fight (prática com acessórios como bag, bola, corda naval, elásticos, kettle bell e caixa para saltos).
➡️ Se interessou, prof? Confira essa entrevista com Chico Salgado, personal trainer (e personal fight) de Anitta, Sabrina Sato, Grazi Massafera e Carolina Dieckmann.
💪 Quando a vida saudável vira doença
Apesar de desconhecida por muita gente, a vigorexia (ou transtorno dismórfico muscular) é uma doença séria e que continua crescendo como nunca.
Para quem nunca ouviu falar: os pacientes com vigorexia se enxergam como fracos, pequenos e sem músculos - mesmo que sejam extremamente fortes, com músculos grandes e definidos.
Eles costumam ser homens (embora os casos envolvendo mulheres estejam aumentando) e ter entre 18 e 35 anos de idade (embora os casos entre garotos adolescentes também esteja crescendo). Atletas e outras pessoas que praticam esportes, especialmente as mais perfeccionistas, também estão no grupo de risco.
Obcecados em melhorar a forma física, eles fazem exercícios intensos e frequentes mesmo que estejam lesionados ou precisem recusar convites sociais para malhar. O resultado? Sintomas parecidos com a síndrome de overtraining.
Além disso, uma pessoa com vigorexia apresenta tendência a se automedicar, fazer cirurgias plásticas desnecessárias e ingerir quantidades abusivas de proteínas, carboidratos, suplementos e até mesmo esteroides anabolizantes.
E, mesmo quando todo mundo elogia o corpo da pessoa - ou tenta mostrar que ela está exagerando nos treinos - esses pacientes seguem numa espiral de autocobrança excessiva.
Justamente por afetar tantos aspectos da vida, o tratamento de vigorexia envolve o trabalho conjunto de psicólogos, nutricionistas e profissionais da Educação Física.
Entre os famosos que admitiram (ou que se especula) terem apresentado vigorexia, estão nomes como Madonna, Taylor Lautner, Léo Stronda, Gracyanne Barbosa, Thaís Pazeto e Juliana Salimeni.
➡️ Lembrou de algum aluno, prof? A gente selecionou duas leituras úteis para você - clica aqui e aqui.
🏅 Aquele empurrãozinho na sua carreira
Personal, a gente sabe que, quando o frio chega, muitos alunos começam a fugir dos treinos, levando embora parte da renda do personal trainer.
Por isso, viemos te apoiar nessa estação: como parte da nossa campanha Projeto Inverno, criamos 5 materiais gratuitos (1 e-book, 2 infográficos e 2 checklists) para você engajar seus alunos e esquentar suas redes sociais nessa estação!
Não perca seus alunos no inverno, prof:
Clica aqui para conferir todos os materiais! 😉
💙 Campeões de audiência
Chegou a lista de conteúdos da MFIT que vocês mais amaram esse mês:
Blog - Todos os meses, esse sempre é o post mais acessado do nosso blog. Clica aqui para ver.
Youtube - Sente dificuldade em criar boas legendas para as suas redes sociais? Então, você precisa assistir esse vídeo!
Redes sociais - Até quem não gosta de esteira se apaixonou por esse post!
📲 Novidades do melhor app
Você já conhece o nosso programa de indicação da MFIT?
Participando do Indique e Ganhe, você ganha 30 reais para cada amigo personal que assinar o app da MFIT na opção de alunos ilimitados! Clica aqui para entender como funciona.
Você já ouviu falar em branding?
Esse é o posicionamento de uma marca no mercado, que tem tudo a ver com a maneira como ela se comunica com o seu público. Esse mês, o nosso MFITTER Dudu explica como caprichar no branding do seu negócio vai te ajudar a se diferenciar da concorrência!
Confira as dicas do Dudu clicando aqui.
Dudu é designer e ilustrador da MFIT. O seu treino favorito é afagar seus gatinhos Nekomamushi, Frozen 2 e Princesa.
Quer conhecer o restante da nossa equipe?
Veja os bastidores da firma nesse vídeo.
Nesse espaço, quem usa o app da MFIT compartilha seus conselhos para ser um personal de sucesso! O depoimento de hoje é do MFITTER Victor Klemps:
"O conselho mais importante que eu daria a quem deseja se tornar um personal trainer de sucesso é sempre dar exemplo. As pessoas se inspiram mais pelo que você faz do que pelas suas palavras.
Então, antes de tudo, seja um exemplo! Mostre a elas como é importante estar bem condicionado e levar um estilo de vida saudável. Nós, profissionais da Educação Física, temos o poder de transformar muitas vidas."
Victor Klemps é personal trainer e se especializou em prescrever treinos online para
o aluno fazer em casa ou na academia.
Até mês que vem, personal!