Essa é a 6ª edição da PersoNews, a newsletter mensal da MFIT Personal, criadora do melhor aplicativo de prescrição de treinos do mercado 📲
Todo último domingo do mês, às 20h30, a nossa news traz dicas, notícias e recursos para personal trainer direto no seu e-mail 💙
Aquecimento feito! Vamos lá, prof?
Hora de conferir as últimas notícias fitness do Brasil e do mundo!
Leão na academia
A Comissão de Esporte (CEsp) aprovou um projeto de lei que permite incluir despesas com academias e outros estabelecimentos voltados à prática de exercícios físicos na dedução do Imposto de Renda (IRPF).
A proposta segue para análise da Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) e, se o PL 3.276/2021 for aprovado, o limite anual de gastos nessa área será de R$ 3.561,50 - que precisarão ser comprovados com nota fiscal e relativos à atividade física própria e de seus dependentes. Leia mais aqui.
Atalho para o shape?
Depois de viralizar no TikTok e cair no gosto das celebridades, os medicamentos que aceleram o emagrecimento nunca estiveram tão em alta: só no último trimestre de 2022, foram mais de 9 milhões de prescrições (!) para produtos como Ozempic e Wegovy.
Mesmo quando o rótulo do Ozempic ganhou um alerta sobre risco de obstrução intestinal, as vendas do remédio cresceram tanto que chegou a faltar para os pacientes diabéticos que dependem dele.
Inclusive, em 2023, a indústria farmacêutica já investiu cerca de US$ 500 milhões em publicidade voltada para essas medicações. Saiba mais nesse link.
Vovô fitness
Aos 97 anos, Adivaldino Vieira foi treinar em uma academia de Caetité (BA) e acabou se tornando a estrela de um vídeo com mais de 1 milhão de visualizações no Instagram. O treino do idoso (carinhosamente apelidado de Vô Buga) foi supervisionado pelo seu neto, o personal trainer Matheus Vieira. Clica aqui para conferir.
🏋️ Treinos frequentes, testosterona em dia
Apesar de não ser muito discutida, a falta de testosterona (hipogonadismo) é uma condição bastante comum, que afeta a vida sexual e pode causar depressão.
Geralmente, a perda da capacidade de produzir esse hormônio ocorre em homens na sexta ou sétima década de vida, mas também atinge 40% da população masculina com até 45 anos de idade.
A boa notícia é que, somente com a prática regular de exercícios físicos, a produção de testosterona pode aumentar em até 40%.
Além disso, os medicamentos para restaurar esse hormônio apresentam efeitos melhores e mais duradouros quando associados à prática de exercícios físicos.
Inclusive, segundo uma pesquisa publicada no The Journal of Strength & Conditioning Research, treinar gera um aumento não apenas de testosterona, mas também de outros hormônios - como o cortisol (responsável por controlar o estresse) e o GH (que permite o crescimento dos músculos). O estudo mediu o perfil hormonal de 10 homens jovens e ativos após 6 séries de 10 repetições no leg press e no agachamento.
Clica aqui para saber mais sobre o assunto.
🥗 Quando a vida fitness vai longe demais
Todo personal trainer precisa conhecer os transtornos alimentares mais comuns. Afinal, muitos deles geram mudanças extremas no corpo, ou são causados pela insatisfação com a imagem corporal.
Na academia, o mais presente é a vigorexia, condição em que a pessoa apresenta uma preocupação exagerada com hipertrofia. Assim, apesar de estar extremamente musculosa e manter uma rotina de treinos intensa, ela nunca se vê como forte e definida o suficiente.
No entanto, o mesmo comportamento obsessivo que transforma atitudes saudáveis em situações perigosas não pára nos exercícios. É o caso da ortorexia, um transtorno caracterizado a busca excessiva por alimentos puros, perfeitos e saudáveis.
Na prática, esses pacientes querem conhecer e controlar cada detalhe da origem, processo de produção e modo de preparo dos alimentos. Então, leem todos os rótulos, fazem pesquisas aprofundadas e, na hora de cozinhar, tentam não perder nenhum nutriente.
Além disso, excluem da alimentação todos os alimentos com sal, açúcar, gordura, corantes, agrotóxicos, transgênicos e conservantes - e, com o tempo, eliminam grupos inteiros de alimentos da dieta (principalmente carnes, laticínios e carboidratos).
Ainda, se comem algo que consideram como "pouco saudável", se sentem doentes ou contaminados, ou com uma grande sensação de culpa, angústia e ansiedade. Então, evitam comer fora de casa e, caso aceitem um convite para sair, levam sua própria comida.
Por passarem a maior parte do tempo planejando refeições, escolhendo alimentos e preparando comida, a doença começa a interferir em outras áreas da vida - como trabalho, estudos, lazer e relacionamentos.
Mesmo assim, a dieta vai se tornando cada vez mais restritiva e desequilibrada, o que gera sintomas como anemia, fraqueza, desnutrição, osteoporose, perda de peso, queda de cabelo, imunidade comprometida, falhas no ciclo menstrual, doenças de pele, problemas cardiovasculares e alterações psicológicas (como depressão, ansiedade e transtorno obsessivo-compulsivo).
Ou seja: essa é uma doença extremamente complexa, cujo tratamento requer acompanhamento médico, nutricional e psicológico.
Quer saber mais, prof? Leia esse artigo que compara vigorexia e ortorexia.
🏅 Aquele empurrãozinho na sua carreira
Você tem dificuldade de produzir fotos e vídeos para suas redes sociais? 😰
Não deixe de aproveitar essas plataformas para captar alunos, personal:
A MFIT criou dois materiais gratuitos para te ajudar a criar imagens incríveis!
É só clicar aqui para conferir.
💙 Campeões de audiência
Chegou a lista de conteúdos da MFIT que vocês mais amaram esse mês:
Blog - VVocê já sabe como denunciar situações de exercício ilegal da sua profissão? 🤔 Vem descobrir nesse artigo.
Youtube - Talvez você nunca tenha ouvido falar em branding - mas ele pode salvar o seu negócio. Nesse vídeo, você aprende como usá-lo para se diferenciar da concorrência 💪
Redes sociais - Esse post aqui foi um sucesso no Instagram da MFIT - e a gente tem certeza que você também vai curtir!
📲 Novidades do melhor app
Já viu a atualização do app dos alunos, prof?
Agora, eles terão uma experiência ainda mais completa e intuitiva, maximizando o sucesso da sua consultoria fitness:
Com a função Temporizador de Treino, você e o aluno podem visualizar informações como duração e horários das sessões de treinamento ⏰
A Área de Treinos ganhou um novo layout para facilitar a navegação do aluno, permitindo que ele acompanhe dados como evolução de cargas e histórico de frequência.
Inclusive, preparamos esse vídeo para você apresentar as mudanças ao seu aluno 👊
Como ajudar o seu aluno a criar o hábito de treinar?
Prof, você sabia que existem algumas etapas que precisamos seguir para criar um bom hábito ou abandonar um hábito ruim? 🤔
Por isso, se você entende como esse processo funciona, consegue ajudar seus alunos a treinarem na frequência certa!
Vem conferir o vídeo da MFITTER Sarah sobre como usar a psicologia por trás dos hábitos a favor da sua consultoria 👇
Sarah faz parte da equipe de Marketing da MFIT - e o seu treino favorito é caminhar por quilômetros pensando na vida.
Quer conhecer o restante da nossa equipe?
Veja os bastidores da firma nesse vídeo.
Nesse cantinho da news, os assinantes do app compartilham conselhos para você se tornar um personal de sucesso! O depoimento de hoje é do MFITTER Arthur Leal:
"É muito importante manter-se atualizado com as tendências fitness, construir relacionamentos sólidos com os alunos e estar sempre disposto a adaptar seus métodos para atender às necessidades individuais de cada cliente."
Arthur Leal é personal trainer e se especializou em treinamento feminino.
Até a edição de novembro, personal 💪